18/06/2023 às 15:35 Dicas de Casamento

Dicas para casamento no Salão do Reino

8min de leitura

Casar no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová é o sonho de muitos noivos, mas como todo casamento, é importante se planejar e fazer uma boa programação para dar tudo certo no dia do seu casamento no Salão do Reino. 

Por isso reunimos a experiência de centenas de casamentos no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová para ajudar vocês nesse processo.

Organização

Para começar bem a organização é necessário pensar no horário de cada etapa, desde o Making Of da Noiva (quando a noiva está se arrumando, e maquiando) até a parte final, a recepção.

Converse com seus fornecedores e prestadores de serviço como maquiadora, fotografia e outros, e pergunte a eles quanto tempo em média vai durar o serviço deles e a cerimônia em geral para planejar bem o tempo e fazer uma programação de horários.

Fique atento também para o horário de entrega do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, caso tenha reunião no horário seguinte ao do seu casamento, e cuidado com a segurança dos convidados na saída do evento, caso a região do Salão do Reino seja perigosa à noite. Se esse for o caso, que tal deixar alguns indicadores na saída do local para ajudar na segurança ou até mesmo podem pensar, se for conveniente, em mudar o horário do casamento para mais cedo.

Converse sobre a decoração permitida no Salão do Reino com o responsável da sua congregação, uma decoração simples deixa tudo mais bonito. Uma dica é colocar arranjos de flores ao lado dos noivos na tribuna, pois vai compor melhor o cenário e ficará muito bonito, deixando o ambiente mais harmonioso.

Escolha as músicas das entradas e os cânticos para o casamento que tocará no inicio da cerimônia, nas entradas e no final da Cerimônia.

Uma dica sobre o convite é colocar o endereço completo e ponto de referência para os convidados não terem erro ao procurar o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová do seu casamento.

Quando se trata de organização, duas pessoas para administrar tantos detalhes acaba ficando pesado e pode ocorrer de deixar alguns detalhes de fora. Por isso, escolham pessoas responsáveis e de confiança para ajudar vocês nesse dia, para estarem atentos ao que vai precisar.

Mas, onde vocês podem precisar de ajuda? Listamos algumas necessidades que os noivos precisam de ajuda no dia do casamento.

  • Organizar as entradas na ordem que vocês planejaram.
  • Trabalhar como indicadores no início do casamento, indicando os assentos reservados para os familiares e impedindo que outras pessoas sentem nesses lugares.
  • Cuidar do som e transmissão (caso haja), colocar os cânticos que irão ser tocados nas entradas, no início e final da cerimônia. Se possível treine as entradas junto com as pessoas escolhidas pra cuidar do som, isso vai prepará-los para os momentos certos de iniciar e terminar cada música.
  • Ajudar a noiva com seu vestido quando for sentar na tribuna pra assistir ao discurso e ao levantar para cantar o cântico.
  • Arrumar a tribuna para as fotos quando terminar o discurso. (Retirar rapidamente a mesa da tribuna, cadeiras, microfones e fios para os retratos finais com os familiares e convidados…)
  • Levar água assim que acaba a cerimônia, vocês podem estar com sede nesse momento.
  • Duas pessoa que ficará com a lista de fotos que vocês organizaram dos familiares e amigos. Essas pessoas irão chamar e organizar as pessoas pra garantir que vocês tenham as fotos que não podem faltar de jeito nenhum nos retratos formais.
  • Equipe de limpeza para o final do casamento, para deixar o salão arrumado após a cerimônia.

Todas essas dicas são dadas para casais que não conseguiram contratar uma assessoria para o casamento, normalmente as assessoristas responsáveis cuidam de todos esses detalhes para vocês. Elas trabalham com casamentos constantemente e normalmente (dependendo do público que elas atendam) conhecem todo o processo de um casamento no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

Caso você tenham contratado uma assessoria, e elas não conhecem todos os detalhes envolvidos num casamento no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, vocês podem nas reuniões que tiverem juntos, explicar para elas como funciona o processo de um casamento no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e no que elas podem ajudar vocês, nesse momento sejam bem detalhistas com o que pode ou não fazer no local.

Quantos detalhes não é? =D 

Mas, espera que ainda não acabou. 😅

É bom estarem atentos ao cenário da tribuna. Como?

Quando forem organizar as cadeiras para os noivos sentarem, tomem cuidado com os objetos que podem estar aparecendo no fundo de onde estarão sentados. Esses objetos vão estar para sempre nas fotos de casamento de vocês. Em alguns Salões do Reino aparecem extintores de incêndio na saída de emergência, em outros casos o balcão de publicações fica aparecendo no fundo com algumas caixas e outros objetos indesejados, que no momento podem não favorecer as fotos de vocês. Por isso verifiquem com antecedência esses detalhes podendo ajustar com arranjo de flores que escondam objetos indesejados para as fotos ou até mesmo a remoção de alguns objetos do local temporariamente se possível.

Convidados

Esse é um assunto para deixar a cabeça saindo fumaça! É bem delicado mas, muito importante para todo o desenvolvimento do evento. Alguns noivos pensam: O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová é um local de entrada livre, então posso convidar a todos que conheço e querem ir ou até mesmo posso anunciar meu casamento em várias congregações convidando a todos.

Atenção: Quanto mais pessoas convidarem, mais detalhes para se pensar e mais tempo para dar atenção, recepcionar e tirar fotos com todos será necessário. Mesmo tendo a entrada livre para o Salão do Reino, lembre-se que tudo deve ser feito por arranjo e bem organizado, assim como acontecem nas reuniões, então ter o controle de quantas pessoas vão estar no casamento presencialmente é muito importante para nada sair do controle ou superlotar o local com excesso de convidados.

Nossa sugestão é que convidem poucos convidados, no máximo a quantidade de acentos no salão. Porque sugerimos isso? Normalmente a duração da cerimônia é de 45 min a 1 hora contando com entradas, troca de alianças e votos. Convidados sentados ficam mais confortáveis para assistirem ao casamento e ainda aguardar vocês recepcionarem os convidados presentes, esse processo costuma levar bastante tempo, imaginem deixar os convidados em pé durante esse tempo todo.

Também seria bom convidar poucas pessoas, para evitar aglomeração em meio a esse período de COVID19 que ainda existe.

Um outro motivo muito importante é a questão do tempo que se leva para cumprimentar todos os convidados, visto que ao terminar a cerimônia, já é costume formar uma fila para todos cumprimentar vocês, então quanto mais pessoas convidarem presencialmente, mais tempo vocês noivos, terão que ficar a disposição para essa hora. O dia do casamento já é muito cansativo para os noivos, então cumprimentar muitos convidados pode não ser uma tarefa muito fácil para os noivos. Nós já vimos muitos casos em que os noivos passaram mal por ficarem horas em pé cumprimentando todos os convidados e nem terem mais disposição para os retratos deles sozinhos que só da para fazer no final dos cumprimentos, então pensem bem nessa questão.

Quem Convidar presencialmente? Familiares que vocês têm contato frequente, amigos que fizeram parte da trajetória do relacionamento de vocês. Para ajudar a decidir pense nas fotos finais, as que vão para o álbum de vocês, quais pessoas vocês iriam querer muito ter as fotos com vocês? Essa pergunta pode ajudar a decidir quem vocês devem convidar presencialmente.

Mas ainda assim gostaria de convidar mais pessoas para assistirem ao discurso do meu casamento? Que tal convidar para assistir de forma online? Nessa pandemia do COVID19 nós descobrimos e utilizamos muito o programa do ZOOM para fazer transmissão ao vivo de reuniões por vídeo conferência, e em todos os casamentos que fizemos em 2021 e 2022 utilizaram desse recurso para convidar pessoas para os casamentos. Por isso fica a sugestão de recorrer ao programa ZOOM para transmitir o casamento de vocês para o restante dos convidados. Isso poderá favorecer no conforto de todos os convidados e dos noivos principalmente.

Retratos

Quando a cerimônia acabar os convidados vão estar muito ansiosos para cumprimentar vocês e dar as felicitações. Mas até nesse momento emocionante é necessário ter organização. Já vimos todos os convidados irem ansiosos cumprimentar os noivos de uma vez só, imagina como os noivos ficaram com tanta gente querendo abraçar eles ao mesmo tempo!

Nossa dica é anunciar para não irem todos de uma vez em cima dos noivos, mas fazer uma fila, entrar por uma lado da tribuna e sair por outro, se tiver acesso e se for possível.

Avisar aos convidados o tempo de duração aproximado dos retratos para se programarem também é uma boa dica que damos para quem está organizando um casamento no Salão do Reino, lembrem-se, quanto mais pessoas convidarem, mais tempo precisará para os cumprimentos e retratos.

Façam uma lista com todas as combinações de fotos protocolares da família que não podem faltar (alguém próximo a vocês que conhece os familiares pode ajudar a organizar as chamadas para as fotos). Nesse momento decidam e depois avisem qual vai ser a ordem que vocês escolheram para tirar as fotos, os convidados primeiro para já liberarem eles pra irem pra casa, ou pra algum espaço depois, ou a família primeiro dependendo da programação de vocês.

Se vocês deixarem a família por último, certifiquem-se de que todos vão esperar até acabar toda a fila de convidados para depois eles tirarem as fotos. Se a família for primeiro vocês podem pedir que os convidados aguardem sentados até terminar os retratos com os familiares e assim não se cansarem aguardando em pé.

Peça para todos irem cumprimentar os noivos em família, ou grupos de famílias (fica ao gosto de vocês decidirem o tamanho do grupo por foto) e não individualmente, dessa forma vocês economizam mais tempo de fila e ela finaliza mais rápido. Se tiver casais ou amigos em comum, peçam para irem juntos tirar fotos de grupo . Os noivos podem organizar uma lista antes com essas possíveis combinações. Fazendo essa lista o processo todo costuma ir mais rápido.

Caso tenha festa após a cerimônia vocês precisam decidir se vão fazer os retratos no Salão do Reino ou no local da recepção, precisa ser feito uma boa programação pra organizar todos esses detalhes.

Caso vocês decidam fazer as fotos no Salão: já planejem a fila e se certifiquem que todos vão tirar retratos no Salão do Reino. No caso da família, podem decidir fazer os retratos no Salão também ou deixar para tirar os retratos com eles no local da recepção.

Caso vocês decidam fazer as fotos na Recepção: Seria bom tirar alguns retratos dos noivos e da família no Salão para marcar o local que foi feita a cerimônia e se quiserem de alguns convidados que não irão estar presentes na recepção.

Se deixarem os retratos dos convidados para a recepção, vão precisar de uma boa organização para reunir todos os convidados para as fotos formais, mas caso o casal não queira tirar essas fotos com todos os convidados, podem optar em tirar só com os convidados que querem. Fazer uma lista de quem serão esses convidados é uma boa ideia para não esquecerem na hora de tirar essas fotos.

Nossa dica final é que vocês imaginem todos os detalhes do casamento e já pensem nos possíveis problemas que podem acontecer. Para evitar a maioria dos problemas recomendamos que vocês conversem com todos os envolvidos, assim eles vão se adequar à programação feita por vocês. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar vocês a se organizarem para o Grande Dia no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Se essas dicas os ajudaram de alguma forma deixa aqui nos comentários ou manda uma mensagem pra gente! O nosso instagram é @filipe.arreciguelli.fotografia.

18 Jun 2023

Dicas para casamento no Salão do Reino

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentodetestemunhasdejeova casamentonosalaodoreino casamentosalãodoreinodastestemunhasdejeova jw jwcasamento salaodoreinodastestemunhasdejeova testemunhasdejeova

Quem viu também curtiu

01 de Fev de 2018

PADRINHOS, MADRINHAS, DAMINHAS, PAJENS E DEMOISELLES

21 de Dez de 2017

5 Dicas para suas fotografias de Casamento ficarem LINDAS!!!!

03 de Nov de 2017

Bebidas - 10 drinks para casamento que vão conquistar você